Sexo na menopausa, pode sim

Sexo na menopausa, pode sim

A Issviva, marca do Grupo Essity dedicada à ajudar a mulher em todas as fases da menopausa, dá dicas de como reacender o prazer nesse período.

Por Gilberto de Almeida 12/04/2025 - 10:55 hs

Sexo ainda é um tabu, e quando falamos da prática na menopausa, muitas mulheres não gostam de abordar o tema, mas é fundamentar saber sobre os benefícios nessa fase. Afinal, muitas mulheres têm entre 45 e mais e já vivem no período da menopausa. Para algumas, vem a dúvida: como manter viva a chama do desejo, quando o organismo passa por importantes mudanças hormonais?

Porém, se é verdade que a menopausa é um período de transformações, que afetam a condição física, emocional, psíquica e comportamental, também é verdade que há muitos recursos para manter viva a vida sexual. Sintomas decorrentes da menopausa, como secura vaginal, diminuição da libido ou desejo sexual, dor durante a relação, falta de energia, escape da urina, variação de humor, entre outras, podem ser combatidas. A vitamina da libido (sexo sem pausa) da Issviva, é multivitamínico com ingredientes que auxiliam no metabolismo energético e manutenção de mucosas; além disso, a prática regular de exercícios físicos e a visita regular ao ginecologista são grandes aliados.

Nesse combo anti-efeitos da menopausa, o sexo funciona como antidoto para aliviar vários sintomas e, por isso, pode e deve ser praticado. Pesquisa realizada pela Sociedade Norte-Americana de Menopausa (NAMS) mostra que, para 45% das mulheres, o sexo é importante no início da meia-idade; para 27% a atividade sexual permanece muito importante e apenas 28% consideram que o sexo não importa. 

Como no carnaval o clima está mais quente, a Issviva, marca do Grupo Essity, relacionou 8  benefícios da prática sexual para a saúde da mulher.

  • Reduz a pressão arterial e o risco de ataques cardíacos;
  • Contribui com o fortalecimento do sistema imunológico;
  • Auxilia no alívio das várias dores, porque a endorfina é liberada no ato sexual;
  • Restaura o aumento do desejo sexual; 
  • Diminui o estresse, pela liberação de cortisol;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Aumenta a sensação de bem-estar;
  • Eleva a autoestima.

Para a prática sexual ser ainda mais prazerosa, a Issviva selecionou algumas dicas para a mulher aproveitar melhor esse momento:

 - Permita-se explorar melhor a si mesma e se conhecer;

- Interaja com novas opções, como jogos e brinquedos eróticos, massagens sexuais, alimentos afrodisíacos;

 - Faça posições que estimulem o clitóris e o ponto G;

- Use lubrificante vaginal à base de água, isso pode ajudar a melhorar a lubrificação da vagina;

 - Pratique exercícios que possam ajudar a fortalecer seu assoalho pélvico e a ter relações sexuais mais agradáveis;

-   Consuma as vitaminas da libido (sexo sem pausa) da Issviva, uma combinação única de ingredientes -  a vitamina C auxilia na formação do colágeno,  a vitamina B6 e B12 auxiliam no metabolismo energético.

- Para evitar as chamadas IST (infecção sexualmente transmissível), use preservativo.   

“A vida sexual não precisa parar na menopausa, se a mulher não quiser. Essa fase de mudanças deve ser encarada com a mente aberta e disposição para experimentar novas sensações, que aumentam o desejo sexual e ajudam a construir relacionamentos agradáveis. O sexo traz muitos benefícios e pode ser um grande motivador”, diz Cristina Arbeláez, diretora de marketing da Issviva.